terça-feira, 12 de abril de 2016

Aos Mestres com carinho




E quando o Mestre é nada mais nada menos que seu filho? E quando os Mestres são nada mais nada menos que seus filhos?

Neste mês de abril meus filhos receberam o título de Mestre em Linguística na renomada UNICAMP e não satisfeitos já estão nas ondas do Doutorado da mesma universidade.
Peito estufado de orgulho é pouco e lágrimas de emoção são recorrentes .Tudo em dose dupla!

Eu me sinto uma pessoa abençoada e muito feliz. Impossível não entrar no túnel do tempo e ver as duas joias que vieram para me ensinar. Como eu não percebi que seriam Mestres?

Aqueles olhinhos expressivos da Karine que continham uma enciclopédia dentro. Aquela energia do Thales que desorientavam todas as pessoas que tentavam protegê-lo de suas impulsividades em busca do conhecimento. Como eu não imaginei que seriam Mestres?

Suas imagens desfilam na minha mente. Imagem dos bebês que me fizeram apavorada pelo medo da perda com tantas ameaças -grandes e pequenas- acidentes ou um simples inseto que poderia transmitir tanta coisa ruim. Imagens das crianças que me fizeram sorrir ou ficar aborrecida com as incansáveis traquinagens  (sinto-me tão estranha falando "traquinagens"- talvez eles saibam me dizer com propriedade por que me sinto assim?) . Imagens dos adolescentes que exibiam suas personalidades com roupas e atitudes próprias mesmo sob o foco das críticas muitas vezes destrutivas ( é verdade! os invejosos criticam em nome da virtude). Incontáveis imagens  e recordações  me mostram claramente o quanto aprendi com eles. Como eu não percebi que seriam Mestres?

 Hoje os  adultos que enfrentaram todos os obstáculos físicos e emocionais para obtenção deste título continuam a me ensinar e me deram a convicção que além de Mestres conquistarão muitos outros títulos. Muito embora tenham me agradecido em suas dissertações a privilegiada sou eu e derramo minha gratidão nestas poucas palavras: Obrigada meus Mestres!

Para terminar quero dizer a Karine que aquelas medalhas que ganhei na minha trajetória escolar que ela tanto queria receber na sua escola para mostrar o seu valor perderam o seu significado diante do título e do brilho que hoje ela possui. Ao Thales  devo dizer que as suas lúcidas contestações das minhas insanas abstrações deixaram as marcas da sua grande capacidade de analisar não só o jogo nas regras ou sobre as regras, mas o jogo da vida.



Um comentário:

  1. Maravilhoso! Que testemunho bonito de uma mãe que se orgulha com todo o direito de seus filhotes! Parabéns para eles! Parabéns para você!
    Bjs

    ResponderExcluir