sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Não é o que se escreve e sim como se lê





Não existe um modo certo de escrever algo para que as pessoas compreendam aquilo que você quis dizer. Nem falo de imagens. Estas então nos fazem viajar em diversas dimensões. Outro dia vi publicada uma imagem nas redes sociais e total discrepância de interpretações. Esta mesma imagem "viralizou" na internet com afirmações incontestáveis em diversas convicções distintas. E o que dizer das palavras escritas? Estas também são capazes de criar diferentes interpretações do leitor. 
Lembro-me que meu pai costumava contar um tipo de anedota que ilustra bem o que digo. Sei  que  contar escrevendo talvez seja um pouco mais difícil  do que falando ,mas vou tentar:
Um filho que era mantido pelo pai para estudar em outra cidade ficou  sem dinheiro antes do final do mês e passou um telegrama ao pai pedindo auxílio. Nesta época não existiam Smartfones e as comunicações telefônicas eram complicadas pois nem todas as casas tinham telefone fixo e  este era o caso do rapaz que dividia a casa com outros estudantes. Os telegramas eram a maneira mais rápida de passar uma mensagem e é claro o preço era cobrado por número de palavras.
 O telegrama chegou para o pai que após ler  "Mande-me Dinheiro" economicamente escrito pelo filho reagiu agressivamente falando alto pra a mulher que esperava curiosa o teor da mensagem.
- Este menino está cada vez mais arrogante. Onde já se viu ordenar assim para um pai que sustenta seus estudos? MANDE-ME DINHEIRO! Que absurdo! Onde vamos parar com esta falta de respeito?
Ficou vermelho de raiva e as palavras de indignação foram saindo como se cuspisse fogo. Não podia suportar receber ordens assim de um menino ingrato.
A mulher até então calada observando o  marido interrompeu o rompante antes que ele passasse mal
- Mas ele deve estar precisando de dinheiro, Como acha que ele deveria escrever o telegrama?
Muito simples! Ele deveria escrever "pedindo". Aproximou-se da mulher e falou baixinho dando outra entonação: Mande-me Dinheiro.


Então é isso ... Ele leu a ordem arrogante e o correto seria ler o pedido humilde embora as palavras escritas fossem as mesmas





Nenhum comentário:

Postar um comentário